quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Resenha do filme “Piratas do Vale do Silício”.


Desenvolvimento e aprimoramento tecnológico

Palavras-chave: Apple - Microsoft; Steve Jobs - Bill Gates; surgimento de computadores e softwares pessoais/populares.

Tayana de Oliveira Fernandes¹

A presente resenha apresenta o filme “Piratas do Vale do Silício” escrito e dirigido por Martyn Burke, que é escritor, roteirista e diretor, tem seu roteiro baseado no livro Fire in the Valley: The Making of The Personal Computer, de Paul Freiberger e Michael Swaine.
O filme apresenta uma versão dramatizada do ‘nascimento’ da informática doméstica, desde o primeiro computador popular pessoal, relatando a rivalidade entre a Apple e seu Macintosh e a Microsoft, apresentando-nos o Altair 8800 da empresa MITS, dentre outros, e por último, o surgimento da Microsoft Windows.
O filme relata a história do desenvolvimento das duas empresas mais famosas, Microsoft e Apple, da história da computação. Expondo a história dos criadores dessas empresas, Bill e Steve respectivamente, que iniciaram no universo da tecnologia por diversão e, posteriormente, passaram a destinar tempo, dedicação e determinação em busca da realização do sonho de desenvolver programas e computadores com recursos cada vez mais avançados.
No filme, a expressão “Nada se cria, tudo se copia”, é levada a sério em todo momento, pois percebemos que a esperteza da copia, possuída elos criadores, se sobressaia, muitas vezes, em detrimento da genialidade da criação, isto é, percebemos que os fundadores da Apple e da Microsoft se aproveitavam da ‘ingenuidade’ dos concorrentes para apossar-se dos inventos deles, dando golpes em muitas empresas.
É possível perceber o avanço da Apple em relação as demais empresas, o surgimento da Microsoft, do mouse, de softwares operacionais e de computadores que foram aprimorados até chegar ao estado em que o encontramos hoje, portáteis que cabem no bolso. No entanto, o filem retrata, também, a forma escrava de trabalho em que os funcionários da Apple eram submetidos, e, posteriormente, mostra a melhora por parte de Steve no tratamento de seus programadores, os quais possibilitavam manter a existência da empresa.
Bill e Jobs contribuíram significativamente para a evolução de computadores, da informática em geral, facilitando a vida das pessoas. Além disso, podemos aprender algumas lições que nos são verdadeiramente úteis - nada se cria, mas tudo se copia bem como o mundo é dos espertos, finalizando com um não confie tanto nas pessoas - já que vivemos um momento no qual a astúcia e a coragem precisam predominar caso pretenda sobreviver.
_______________________
1. Tayana é acadêmica do 8º semestre de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.





segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Tecnologia em foco




              A inserção da tecnologia na vida das pessoas proporciona praticidade, agilidade e eficiência na comunicação facilitando o acesso às informações das mais variadas esferas da vida. Dessa forma, não é de se admirar que a tecnologia se expandisse de tal maneira que adentrasse as salas de aula de quase todo o mundo, levando até os alunos um universo virtual até então desconhecido.
Mas, essa relação entre o homem e a tecnologia nem sempre foi tão amigável. O filme, “Tempos Modernos” (1936), retrata o advento da tecnologia na indústria, ocorrida durante o século XVIII, a chegada das máquinas cujo trabalho do homem, antes manual, passaria a ser exclusivamente mecânico, braçal em que a máquina estaria tomando o lugar das pessoas, e estas por sua vez, seriam escravas daquela.
Anos depois, no século XX, com a invenção e o desenvolvimento de computadores, o trabalho das pessoas passou a ser cognitivo de modo que elas não seriam vistas como escravas da tecnologia, mas aliadas a ela. Foi possível alterar seu modo de vida, inserindo praticidade e rapidez às atividades do dia-a-dia. Nessa era, as pessoas deixaram de ser operar manualmente as máquinas e passaram a ter o controle cognitivo sobre elas. Softwares, aplicativos, comandos novos surgem a cada momento, como retratado pelo filme "Piratas do Vale do Silício". Essas novas descobertas na área da tecnologia se refletem em todas as esferas da vida social, adentrando, por sua vez, às salas de aula. Apesar de nem sempre serem utilizadas eficazmente nesse ambiente, pelo despreparo do professor no manuseio e aplicação dos recursos tecnológicos na aulas.
Como tudo indica, daqui a alguns anos, em 2.050 por exemplo, a tecnologia tende a evoluir ainda mais, conforme mostrado no filme "Minority Report", dessa forma, a capacitação do professor em relação ao conhecimento, manuseio, valorização e aplicação da tecnologia na escola, é fundamental não só para que os alunos não fiquem perdidos "em tempos remotos", mas para que consigam aproveitar tudo que o mundo virtual tem de melhor para enriquecer seu aprendizado.