As tecnologias estão cada vez mais presentes na escola, e
na sociedade em geral. No entanto, esse avanço tecnológico é marcado por
imensas desigualdades dando ilusão de que todas as pessoas desfrutariam das
mesmas condições econômicas e sociais. A ilusão da igualdade é mascarada
pela esperança das pessoas de poder acessar a todos os bens num futuro próximo,
bem como é discutido no artigo "As tecnologias de comunicação
e informação na escola; relações possíveis...relações
construídas", de Tania Maria Esperon, que é Pedagoga com Mestrado em Tecnologia Educacional pelo
INPE (SJC/SP), Doutorado em Educação pela USP e Pós Doutorado na UFSC (2009/2010, bolsa senior CNPq). É professora aposentada pela FURG. Atualmente é
professora associada do PPGE da Universidade Federal de Pelotas.
Segundo a autora, os recursos tecnológicos adentram
crescentemente a escola, pois possibilitam, além de rapidez, recepção
individualizada e interatividade, participação dos alunos, também, na realidade
virtual. A questão que intriga os especialistas da área é a capacitação dos
professores no uso das tecnologias, principalmente no âmbito escolar. Para
tanto, é necessário que direcionemos nossa atenção a fim de compreendermos a
importância da tecnologia para o ensino.
Apesar de termos ciência da importância desses meios em
nossas práticas pedagógicas, nem as escolas, nem os professores pelo
menos a maioria deles, estão prontos, capacitados para lidar com tanta
tecnologia. E, embora a escola e os meios de comunicação, em geral, devam
'caminhar' em paralelo, essa não é a realidade que encontramos quando
adentramos as escolas.
Sendo assim, propomos a conciliação entre sala de aula e
mundo virtual a fim de contribuírem para uma melhor formação do aluno, pois
faz-se necessário propiciar aos aprendizes o conhecimento das modernas
tecnologias associadas, também, as atividades de sala de aula, e ao invés de continuar
impondo o uso apenas do livro didático, da lousa, fazer uso da internet, de
vídeos, games, televisão, etc.
Por fim, é de extrema importância a inserção de
recursos tecnológicos na prática didática a fim de que desloquemos a
questão da linguagem para além dos códigos escrito e oral que vêm ocupando os
professores da escola básica.
REFERÊNCIAS
PORTO,
Tania Maria Esperon. As tecnologias de comunicação e informação na
escola; relações possíveis...relações construídas. Revista Brasileira
de Educação v. 11 n. 31 jan./abr. 2006. Disponível em:
< http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v11n31/a05v11n31.pdf > acesso em:
14 de novembro de 2012.
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