segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Tecnologia e escola: uma questão de parceria




  

As tecnologias estão cada vez mais presentes na escola, e na sociedade em geral. No entanto, esse avanço tecnológico é marcado por imensas desigualdades dando ilusão de que todas as pessoas desfrutariam das mesmas condições econômicas e sociais. A ilusão da igualdade é mascarada pela esperança das pessoas de poder acessar a todos os bens num futuro próximo, bem como é discutido no artigo "As tecnologias de comunicação e informação na escola; relações possíveis...relações construídas", de Tania Maria Esperon, que é Pedagoga com Mestrado em Tecnologia Educacional pelo INPE (SJC/SP), Doutorado em Educação pela USP e Pós Doutorado na UFSC  (2009/2010, bolsa senior CNPq). É professora aposentada pela FURG. Atualmente é professora associada do PPGE da Universidade Federal de Pelotas.                                    
Segundo a autora, os recursos tecnológicos adentram crescentemente a escola, pois possibilitam, além de rapidez, recepção individualizada e interatividade, participação dos alunos, também, na realidade virtual. A questão que intriga os especialistas da área é a capacitação dos professores no uso das tecnologias, principalmente no âmbito escolar. Para tanto, é necessário que direcionemos nossa atenção a fim de compreendermos a importância da tecnologia para o ensino.
A escola precisa inserir o aluno no mundo virtual e precisa saber articular os conteúdos de português, matemática, ciências, dentre outros, à utilização de recursos tecnológicos disponíveis, possibilitando, ao aluno, o acesso à diversas informações, linguagens e  fatos existentes e que, muitas vezes, ele não conhece.

Apesar de termos ciência da importância desses meios em nossas práticas pedagógicas, nem as escolas, nem os professores  pelo menos a maioria deles, estão prontos, capacitados para lidar com tanta tecnologia. E, embora a escola e os meios de comunicação, em geral, devam 'caminhar' em paralelo, essa não é a realidade que encontramos quando adentramos as escolas. 
Sendo assim, propomos a conciliação entre sala de aula e mundo virtual a fim de contribuírem para uma melhor formação do aluno, pois faz-se necessário propiciar aos aprendizes o conhecimento das modernas tecnologias associadas, também, as atividades de sala de aula, e ao invés de continuar impondo o uso apenas do livro didático, da lousa, fazer uso da internet, de vídeos, games, televisão, etc.

Por fim, é de extrema importância a inserção de  recursos tecnológicos na prática didática a fim de que desloquemos a questão da linguagem para além dos códigos escrito e oral que vêm ocupando os professores da escola básica.


 REFERÊNCIAS                                                                                 

PORTO, Tania Maria Esperon. As tecnologias de comunicação e informação na escola; relações possíveis...relações construídas. Revista Brasileira de Educação v. 11 n. 31 jan./abr. 2006. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v11n31/a05v11n31.pdf > acesso em: 14 de novembro de 2012.

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